domingo, 27 de janeiro de 2013

Fé no Brasil


A caminho da Índia  (Beijing, sábado, 25 de janeiro de 2013)

No Portal Vermelho ouvimos a entrevista feita pela  jornalista Joanne Mota com o presidente do PC do B, Renato Rabelo, que comenta o pronunciamento da presidenta Dilma do dia 23 de janeiro, sobre a redução das tarifas de energia elétrica.


Depois ouvimos o próprio pronunciamento da presidenta Dilma e ponderamos sobre o impacto dessa decisão no futuro político e econômico do Brasil.

Em nossa leitura, sublinhamos as palavras utilizadas pela presidenta para encerrar o seu pronunciamento:

" Vamos viver um tempo ainda melhor, quando todos os brasileiros, sem exceção, trabalharem para unir e construir. Jamais para desunir ou destruir. Porque somente construiremos um Brasil com a grandeza dos nossos sonhos quando colocarmos a nossa fé no Brasil acima dos nossos interesses políticos ou pessoais".


À noite fomos, juntamente com a jornalista portuguesa, Catarina Domingues, fomos visitar o amigo brasileiro, Manoel Gonçalves, executivo chefe em uma grande rede chinesa de hotéis.








Viagem puxa viagem


A caminho da Índia  (Beijing, Sexta-feira, 25 de janeiro de 2013)


Um dia corrido. Ainda assim, José reservou um pedaço da noite para contar ao Rafael sobre suas viagens pelo Sudeste Asiático e, em especial, uma viagem de 37 dias pelo sul da China, onde visitou algumas minorias étnicas como Dong e Miao. Viagem puxa viagem. 

Um membro da etnia Dong, em Zhaoxing, em Guizhou, Sul da China

Criança da minoria étnica Miao, em Guizhou



Damão, um espaço na Índia onde se fala português


José e Rafael a caminho da Índia  (Quinta-feira, 24 de janeiro de 2013)

Além das atividades rotineiras, estudamos uma entrevista na Rádio Internacional da China com o presidente da Associação Luso-Indiana Damanense, Dr. Victor Fernandes. Aliás, nossa viagem à Índia foi motivada por um convite do Dr. Victor para conhecermos Damão.

Obs.: A entrevista pode ser acessada no seguinte endereço: http://portuguese.cri.cn/741/2013/01/24/1s161499.htm

Dr. Victor Fernandes, Célio Cardoso, José e o Prof. Dr. Eduardo Navarro

(Foto tirada em junho de 2012, quando o Dr. Victor visitou o Brasil a convite do Dr. Eduardo Navarro, professor da Universidade de São Paulo. Aliás, Célio e o prof. Eduardo já visitaram Damão algumas vezes e construíram um sólido laço de amizade com os damanenses)

Depois de aprendermos mais sobre Damão, a noite fomos matar um pouco a saudade de São Paulo indo a uma pizzaria de forno a lenha com as amigas Lucija Čurić  (Croácia), Anastasia Dimitriou (Grécia) e Catarina Domingues (Portugal).