sexta-feira, 23 de abril de 2010

Terremoto de Yushu: momento para o fortalecimento da unidade nacional

A China passa por mais um momento de dificuldades. Principalmente os moradores de Yushu, na província de Qinghai, noroeste da China. Assim como o grande terremoto de 2008,  a ação do governo e a solidariedade do povo chinês são essenciais para aliviar o sofrimento e manter a esperança. 


A particularidade desse terremoto é que as vítimas são quase todas da etnia tibetana. A ação do governo tem sido eficiente e isso ajudará a reforçar ainda mais a unidade nacional, além de aumentar a confiança do povo no seu governo.


Na visita do presidente Hu Jintao a região é simbólico o momento em que visitou uma escola improvisada. Ali estimulou os estudantes a estudarem. E na louça escreveu: "新校园,会有的!新家园,会有的!" "Teremos novas escolas. Teremos novas casas". Em coro, as crianças leram a mensagem. E certamente entenderam.


































segunda-feira, 19 de abril de 2010

Radio Internacional da China - CRI: 50 anos falando português

Esta semana visitamos Beijing a convite da CRI para receber um prêmio especial. Quatro ouvintes foram escolhidos para homenagem. Eu, um português, João Pimenta, um alemão e um italiano. Desde adolescente que escuto a Rádio e agora ao participar da cerimônia comemorativa dos 50 anos de transmissão em língua portuguesa, italiana e alemã foi para mim um momento muito emocionante. O evento foi prestigiados por diversos embaixadores, além diversas outras personalidades. Destaco especialmente a presença dos funcionários aposentados, que nos transmitiram muitas emoções e conhecimentos. No site da CRI  http://portuguese.cri.cn/561/2010/04/06/Zt1s120732.htm  temos uma cobertura mais ampla das comemorações e da nossa visita.