quinta-feira, 28 de julho de 2011

Vilarejo Xijiang, da etnia Miao

09 de julho de 2011. Ao chegar no vilarejo senti uma felicidade especial. As pessoas, a casa, o arrozal, a presença de turista... Mas tudo em harmonia, como as casas subindo as montanhas.


Essa é a maior aldeia da etnia Miao na China. São cerca de mil casas e seis mil pessoas (http://portuguese.cri.cn/721/2010/09/30/1s127304.htm)


Dormir no vilarejo, percorrer o arrozal, sentir as vielas e observar o ritmo de como a vida corre por ali foi mais uma dadiva especial que recebi da vida.  









terça-feira, 26 de julho de 2011

kaili, Guizhou - 凯里贵州 - Minorias étnicas

08 de julho de 2011. Ao entardecer pego um trem para Kaili, uma das portas para se conhecer uma outra China, a China das minorias étnicas. E esse era o meu proposito principal em Guizhou. A viagem foi relativamente rápida, umas três horas. Como já era noite, apenas descansei. Pela manha dei uma volta rápida pela cidade para observar a cidade e contemplar parte do cotidiano de algumas pessoas... 

 
O bilhete de trem 
Uma cena muito comum 
O museu
   

Guizhou - 贵州

08 de julho de 2011. Chego cedo em Guizhou, a capital da província. Como estava apenas de passagem, resolvi visitar a Torre Jiaxiu (甲秀楼 ). Originalmente edificada em 1598, na dinastia Ming, a torre foi construída para inspirar os candidatos `a burocracia imperial. Jiaxiu significa "obter os melhores resultados" no exame imperial, um dos caminhos para se tornar funcionário na burocracia imperial da época.  



Zhunyi 遵义


07 de julho de 2011. Bem cedo, fortalecido pelas frutas deliciosas e um relaxante banho nas águas do pacífico (Yalong - Sanya), pego um voo para Guiyang, capital da província de Guizhou, sudoeste da China. Depois de cerca de mil km, chego tranqüilo. Ainda no aeroporto, pego uma condução em direção a Zhunyi,umas duas horas, meu primeiro destino na província de Guizhou.

Era mais um momento de estudo. Sentir a atmosfera de uma cidade que entrou definitivamente para a historia do Partido Comunista Chinês.

Ali, depois de uma importante Reunião, de 15 a 17 de janeiro de 1935, Mao Zedong assumiu o comando do Partido e adotou-se uma nova estratégia, decisiva para o triunfo da Revolução.
O local da Conferencia 
Um poema de Mao
No museu